webmail

Enade
Estágio
Meia Passagem
Deprecated: Function eregi() is deprecated in C:\home\unibahia.br\www\portal\modules\mod_mainmenu\legacy.php on line 48 Manual do aluno
Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in C:\home\unibahia.br\www\portal\plugins\content\yoo_gallery.php on line 77
Enade

EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE

OBJETIVO

•    Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

QUEM ESTÁ HABILITADO A PARTICIPAR?

•    Todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados.

POR QUE FAZER?

•    Porque integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi instituído pela Lei n° 10.861, de 14/04/2004.
•    Porque é um dos elementos que compõe o CPC – Conceito Preliminar de Curso, que é uma nota aferida pelo MEC e que varia de 1 a 5.
•    Porque é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do diploma.

PENALIDADES

•    O estudante selecionado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, uma vez que, como já foi dito, o exame é componente curricular obrigatório e a ausência de registro no histórico escolar implica em não conclusão do curso.
ENADE 2010
•    Será realizado no dia 21/11/2010, às 13 horas (horário de Brasília).
•    Este ano nenhum curso da Unibahia será avaliado pelo exame, porém os estudantes em situação irregular terão mais uma oportunidade de regularizar sua situação junto ao ENADE, caso contrário não poderão obter  o diploma.
•    O desempenho desses estudantes não será considerado para cálculo da nota do curso, ou seja, a oportunidade que tinham de contribuir para um bom conceito do curso foi perdida.
•    Estudantes irregulares em 2005, 2006, 2008 e 2009 responderão as questões de formação geral.
•    Estudantes irregulares em 2004 e 2007 responderão as questões de formação geral e específica.

IMPORTANTE

•    É um valioso instrumento a favor do aluno, uma vez que sua participação irá promover cada vez mais uma melhora na qualidade do seu curso.
•    A participação do aluno quantitativamente e qualitativamente irá contribuir para um bom conceito do curso e a IES, por sua vez, buscará investir cada vez mais em qualidade para aumentar ou manter esse conceito.
•    A importância do Enade não termina com a conclusão do curso, pois ao sair da IES o aluno leva consigo o diploma que carrega o nome da IES e implicitamente o seu conceito. É este diploma que lhe abrirá as portas do mercado de trabalho.
•    Toda a operacionalização do exame é realizada pelo INEP, cabendo à IES apenas a inscrição dos estudantes, via sistema.

Fonte:www.inep.gov.br/superior/enade

Onde posso obter mais Informações?

www.inep.gov.br/superior/enade/